terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Comidinha do Bebê

Apesar dela não ser necessário, reforçamos a mensagem de que amamentar o seu bebê até os 6 meses é fundamental. Afinal o leite materno é o alimento indicado e primordial ao seu bebê nos primeiros meses de vida.
Mas e depois? O que fazer para o bebê? Que alimentos posso dar?
Qual mãe não se questionou sobre esses pontos ao menos uma vez....
Bom acredito que todas....
Na maioria das vezes, quem dá o ponto de partida para a alimentação do bebê é o pediatra, afinal é ele quem está acompanhando o desenvolvimento físico do seu bebê. Alguns pediatras fornecem alguma listas de alimentos contendo o que pode x o que não pode. Mas não são todos que assim o fazem.
Assim que o seu bebê começar a se alimentar, o melhor a fazer (pelo menos das primeiras vezes) é fornecer um alimento individual (não se esqueça que ele está começando a comer agora, então caso ele coma só um pouquinho, tudo bem). Ao oferecer apenas um alimento, você apresenta ao seu bebê os saberes diferenciados (cenoura, batata, mandioquinha, etc) e poderá constatar de imediato algum tipo de alergia ao alimento (muitas criaças, por exemplo, tem alergia a cenoura devido a sua pigmentação alaranjada).
Com o tempo a combinação dos alimentos é necessária por ser mais nutritiva.
Também cabe observar os horários que as comidas são oferecidas. Pode ser primeiramente apenas no almoço (você deve substituir a mamada mais próxima a esse horário pela comida) e depois na janta também.
Criar uma rotina na alimentação do bebê é fundamental, tanto para a mamãe, quanto para o bebê.
Não se esqueça de lavar bem os alimentos antes de sua preparação. Deixe os legumes de molho por alguns minutos em água com algumas gotinhas de água sanitária, também existem produtos específicos para isso a venda nos supermercados.
Procure não bater o alimento no liquidificador, pois muitos nutrientes são perdidos nessa operação. Ao invés disso, passe o alimento em uma peneira ou simplesmente amasse com uma garfo. Com o tempo a textura da papinha deverá conter alguns pedacinhos maiores (são pedacinhos que o bebê poderá sentir na boquinha, mas não terá que mastigá-los para engolir).
Não coloque sal, caldos ou temperos prontos!!!
E divirta-se dando a comidinha ao bebê, será um prazer na certa!

abraços e até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário